Flint OS – Sistema Operacional Chromium OS para Raspberry Pi 3 – Como baixar e instalar

Share

Chrome OS é um sistema operacional desenvolvido pelo Google que é baseado no núcleo do Linux e usa o navegador web Google Chrome como a sua principal interface de usuário. Como resultado disso, o Chrome OS suporta primariamente aplicativos da web.

O Chrome OS tem um reprodutor de mídia e um gerenciador de arquivos integrado. Suporta apps do Chrome, que se assemelham a aplicativos nativos, bem como acesso remoto para a área de trabalho. Alguns aplicativos Android foram disponibilizados para o sistema operacional desde 2014. A recepção foi inicialmente cética, com alguns observadores argumentando que um navegador rodando em qualquer sistema operacional era funcionalmente equivalente. À medida que mais máquinas Chrome OS entravam no mercado, o sistema operacional agora é raramente avaliado para além do hardware que o executa.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS, pode ser compilado do código-fonte baixado. Logo no início, o Google forneceu metas de design para o Chrome OS, mas não divulgou uma descrição técnica.

Chromium OS para Raspberry

Um grupo de desenvolvedores compliaram o SO da Google para a plaquinha e graças a eles, podemos hoje testar e usar o SO, chama-se Flint OS.

Para baixar e instalar o Flint OS, siga as instruções a seguir.

Uma nova ferramenta para gravação em SD foi lançada em beta chamada Etcher. Nós usamos isso aqui para testar nossas construções e adorar! É multi plataforma e é executado no Windows, no MacOS e nos principais sistemas operacionais Linux. Tem um visual elegante e uma interface auto-explicativa, conforme ilustrado abaixo:

Etcher in action

Você pode baixar o Etcher para o Windows / MacOS / Linux em https://etcher.io.

Selecione o formato .xz do Flint OS RPi para fazer o download. Depois de ter baixado, abra-o no Etcher, não há necessidade de renomear ou extrair a imagem. Selecione o cartão SD que deseja usar (recomendamos um cartão de classe 10 como mínimo) e clique em Flash! Etcher fará o resto e irá alertá-lo uma vez que tudo tenha sido cuidado. Retire o cartão SD e você está pronto para transformar seu Pi em uma poderosa máquina de navegação.

Download do Flint OS para Raspberry Pi 3

Primeira inicialização

1. Primeiro você precisará se conectar a uma rede. Se você tiver um Pi 3, o Wi-Fi a bordo é suportado na versão mais recente. Dongles e Ethernet também devem funcionar.
Flint os selecione a rede
2. Agora verificará se há atualizações, isso não deve demorar mais de um minuto.
Flint os verificam atualizações
3. Agora você precisa fazer o login na sua conta do Google. Alternativamente, você pode continuar como um convidado.
Flint os Login
4. Agora, logue-se e carregue todas as suas informações anteriores (Se você usou o Chrome Chromium com a conta antes).
Flint os conectado
5. Agora você pode usar o Flint OS.

Não há uma grande quantidade para falar quando se trata de usar um sistema operacional Chromium. É muito simples e direto no entanto, se você precisar de mais informações, então esta informação do Google é útil. Nota: alguns deles se referem a recursos que são apenas no SO Chrome, que é diferente do sistema operacional Chrome.

5 opiniões sobre “Flint OS – Sistema Operacional Chromium OS para Raspberry Pi 3 – Como baixar e instalar

  • Pingback: Flint OS – PiCo

  • janeiro 7, 2018 em 11:22 pm
    Permalink

    Tentei fazer a instalação no meu raspberry pi 3, só que ao colocar o sd e ligar, ele mostrar uma tela colorida e reiniciar o raspberry. Sabe dizer o que pode ser isso? Não inicia o sistema

    Resposta
    • janeiro 16, 2018 em 3:06 pm
      Permalink

      Boa tarde, isso pode ser fonte amigo, testa uma fonte com 3 amperes

      Resposta
  • janeiro 16, 2018 em 3:06 pm
    Permalink

    Boa tarde, isso pode ser fonte amigo, testa uma fonte com 3 amperes

    Resposta
  • janeiro 24, 2018 em 10:44 pm
    Permalink

    Acabei de testar funcionou legal,reparei que aquece bem o chip central do rasp. obs.: uso uma fonte de 5 amperes

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *