Saiba o que é um Raspberry Pi e para que ele serve

Share

Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado numa única placa. O principal objetivo é promover o ensino em Ciência da Computação básica em escolas.

A Fundação Raspberry Pi começou a aceitar pedidos do modelo de US$35 a partir de 29 de fevereiro de 2012.

É um pequeno dispositivo que permite que as pessoas de todas as idades possam explorar a computação para aprender a programar em linguagens como Python. É capaz de fazer tudo que você esperaria de um computador desktop, como navegar na internet, reproduzir vídeo de alta definição, fazer planilhas, processamento de texto, e jogar jogos. É usado por crianças de todo o mundo para aprender como funcionam os computadores, como manipular o mundo eletrônico ao redor deles, e como programar.

Além do mais, o Raspberry Pi tem a capacidade de interagir com o mundo exterior, e tem sido usado em uma ampla gama de projetos fabricante digitais, de máquinas de música e detectores de aves para enfrentar as estações e birdhouses twittando com câmeras infravermelho.

O que fazer com um Raspberry Pi?

É possível instalar o sistema operacional Linux e poder usar para funções básicas de escritório como documentos de textos e planilhas, além de poder usar para navegar a internet e realizar pesquisas. Tudo que você tem que fazer é ligar na HDMI de seu monitor ou TV e plugar um teclado e mouse USB.

A galera da grande comunidade internet também utiliza para diversos fins, como servidor de arquivos doméstico, medica centers e até videogames retrô.

Conheça meu projeto de videogame retrô feito com Raspberry utilizando uma carcaça de Dreamcast como case.

Conheça outros projetos

Onde comprar?

No Mercado Livre você encontra diversos vendedores do Raspberry, na faixa de 160 a 190 reais o kit básico apenas com a placa. Também terá que adiquirir um cartão micro sd class 10 que custa na faixa de 30 reais o de 16 GB também no Mercado Livre.

Caso queira preços mais em conta, pode importar do AliExpress ou Wish, entretanto a demora para chegar pode levar de 2 semanas a 60 dias.

4 opiniões sobre “Saiba o que é um Raspberry Pi e para que ele serve

  • novembro 7, 2018 em 3:45 am
    Permalink

    gostaria de saber como posso utilizar na automação

    Resposta
  • novembro 15, 2018 em 1:58 pm
    Permalink

    Boa tarde amigão. Eu consigo usar o Berry com um hd externo para armazenar músicas? Qual OS eu teria que instalar para baixar e executar os arquivos?

    Resposta
    • novembro 15, 2018 em 8:44 pm
      Permalink

      Consegue sim, inclusive eu uso o meu como servidor de Downloads torrent e de arquivos. Você pode dar uma olhada na seção de Sistemas Operacionais aqui no blog.

      Resposta
  • novembro 20, 2018 em 8:28 am
    Permalink

    Eu ainda não comecei a usar o Raspberry PI, porém estou me preparando para comprar um e montar um “tablet” com ele. Também quero acoplar um HD de 1T de notebook. Alguma recomendação? Para um “tablet” precisarei de uma bateria. vi tutoriais sobre isso, onde tem uma placa gerenciadora para estas funções, só não achei o nome destas placas de circuito. Tem como dar uma ajuda?

    Desde já agradeço

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *