Controle os sensores ligados ao Raspberry por interface web com o Cayenne

Share

Desde o lançamento da plataforma Cayenne, em Janeiro passado, que o seu número de utilizadores tem crescido exponencialmente. Trata-se de uma plataforma gratuita e baseada em “drag-and-drop” para a construção de projectos, sendo que a equipa de desenvolvimento tem respondido ao feedback dos utilizadores e tem trabalhado em função das sugestões dos seus utilizadores.

Como resultado disso, foi implementada recentemente uma das suas funcionalidades mais inovadoras, o painel Project Centric.

Cayenne é a primeira plataforma de construção de projectos do mundo com interacção drag-and-drop, permitindo criar facilmente um ambiente IoT para Raspberry Pi.

Na plataforma Cayenne sempre foi possível controlar motores, sensores e actuadores ligados ao Raspberry Pi, utilizando para isso os Widgets no painel de instrumentos digital. Agora, na nova interface, é possível misturar e ligar os Widgets a partir de qualquer Raspberry Pi previamente ligado, independentemente da rede, mesmo que seja a partir de Wi-Fi no caso do Raspberry Pi 3.

cayenne-mobile

Para que o impacto desta nova funcionalidade seja compreendido mais facilmente, vamos imaginar que o dono de uma casa configurou um “Sala arrumos Pi” com sensores para detectar fugas de água e monitorizar outros dados recolhidos. Agora imaginemos que a mesma pessoa configurou o “Quarto Pi” no outro lado da casa para ajustar automaticamente a luminosidade ao amanhecer e anoitecer.

Com o painel Project Centric, os dois Raspberry Pi serão capazes de comunicar um com o outro, sem a necessidade de utilizar fios pela casa para os interligar. A informação recolhida por um RPi pode, sem fios, desencadear uma acção ou comando para um dispositivo ligado a outro RPi.

Assim, e considerando o exemplo anterior, se o sensor de água detectar uma fuga, o “Sala arrumos Pi” pode enviar imediatamente um sinal para o “Quarto Pi” para ligar as luzes do quarto e enviar uma notificação SMS ao dono da casa, informando-o da fuga de água.

cayenne-app

Com a introdução do painel Project Centric, os Raspberry Pi independentes podem agora comunicar entre si e controlar qualquer dispositivo nessa conta, independentemente de qual o Pi que o tem ligado. Combinando isso com funcionalidades já existentes, como desencadeamento automático de acções, agendamentos, e a conveniência do acesso online e móvel ao painel, a plataforma Cayenne está a tornar os projectos “smart home” ainda mais “smart”.

No vídeo seguinte pode ver mais acerca deste novo painel Project Centric e começar a dar vida às suas ideias. Para mais informação, pode registar-se gratuitamente em www.Cayenne-myDevices.com.

Via Pplware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *