Como usar um botão para ligar e desligar seu Raspberry junto com LED – Ligação elétrica

Share

A alguns dias atrás eu testei o tutorial do Recalbox daqui que por sinal é muito bom, pois utiliza alguns pinos do GPIO do Raspberry Pi para utilizar como Liga / Desliga. No meu caso, eu fiz com um LED também, porém não sei se existe algum bug na última versão do Recalbox, onde ao ligar o Raspberry no botão, o LED acende mas só fica aceso por 3 segundos, depois ele apaga, mas o RB continua ligado.

Incomodado com isso, resolvi fazer uma ligação direta para o botão Power direto na fonte de energia, ou seja, no cabo que vem da fonte.

O que eu fiz foi cortar o cabo vermelho (positivo 5V) que vem da fonte que utilizo no Raspberry e ligar no interruptor de Liga/Desliga, assim, quando o botão está na posição de ligado, ele reconecta o cabo vermelho enviando energia para o Raspberry.

Aproveitando a mesma ideia, eu fiz o mesmo com o LED, só que no caso do LED eu tive que desencapar (e não corta) o cabo preto (negativo) se não o LED não ia funcionar.

Veja o esquema:

ATENÇÃO, FAÇA ISSO POR SUA CONTA E RISCO, O SITE TUDOSOBRERASPBERRY.INFO NÃO RERESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO CAUSADO POR ERRO SEU.

Um detalhe importante

Para o LED, como ele ficará ligado direto no 5v, será necessário usar um resistor, para que diminua a potência de energia enviada ao LED. No meu caso, como não entendo muito de eletrônica, catei um resistor de um aparelho eletrônico velho aqui parecido com este:

Se você ligar o LED direto, ele vai acender muito forte e poderá queimar em pouco tempo, mas se usar o resistor desses no Positivo do LED, verá que o LED ficará mais fraco, isso significa que está passando pouca energia e ele não queimará tão rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *